Abertura da 11ª edição da Troca de Saberes

13/07/2019

Fonte:Facebook Universidade Federal de Lavras

A abertura da 11ª edição da Troca de Saberes, evento que integra a 90ª Semana do Fazendeiro, aconteceu na manhã deste sábado (13), no gramado em frente ao Edifício Arthur Bernardes, no campus Viçosa.

A Troca de Saberes é um espaço para apresentação, socialização e discussão de experiências e conhecimentos tradicionais através da ressignificação e reelaboração dos conhecimentos produzidos pela universidade e a dimensão popular da sociedade.

A imagem pode conter: 2 pessoas, sapatos e atividades ao ar livre

Foto: Foto do gramado em frente ao edifício Arthur Bernardes, entre as tendas geodésicas, onde um grupo realiza uma encenação. Os participantes estão deitados no chão (apenas um está de joelhos) com as roupas sujas de lama. Várias pessoas estão ao redor assistindo à apresentação.

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos, multidão e atividades ao ar livre

Foto:foto da mesma cena a partir de outro ângulo. Em primeiro plano, estão os participantes deitados ao chão com as roupas sujas de lama; o que está de joelhos parece lamentar. Ao fundo, outros participantes, com as roupas limpas, se aproximam com estandartes onde se lê “água não é mercadoria” e “àgua vale mais que minério”; estão de braços erguidos e punhos fechados. Ao fundo, muitas pessoas assistem à apresentação.

 

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

Foto:foto próxima dos participantes da encenação. Os participantes que chegaram com os estandartes ajudam os que estão no chão a se levantar. Ao fundo, muitas pessoas assistem à apresentação.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Foto:foto próxima de pessoas representando uma manifestação popular, com os braços erguidos e os punhos fechados. Elas estão sujas de lama e um dos homens da foto tem a boca tapada por um pedaço de pano.

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, criança, grama, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Foto:foto ampla do local da apresentação. .Em primeiro plano, alguns participantes estão de mãos dadas formando uma longa corrente, quase formando um círculo fechado. Ao centro desse semi-círculo, estão algumas lonas sujas de lama fresca. Ao redor do local, estão as tendas da Troca de Saberes.

 

 

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu, multidão e atividades ao ar livre

Foto: foto do interior de uma das tendas geodésicas, com várias pessoas sentadas aguardando o próximo evento. Ao fundo, um pequeno palco já está preparado com cadeiras e microfones. Em primeiro plano, uma mulher de chapéu de palha segura um cesto de vime e mostra uma pequena folha para o fotógrafo.

 

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, sentado, multidão, criança e atividades ao ar livre

Foto: foto no interior de uma das tendas geodésicas, onde acontece uma palestra. Várias pessoas estão sentadas assistindo.

 

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Foto:foto próxima mostrando o palestrante, que veste branco e tem o rosto pintado com marcas vermelhas, uma jovem com boné e bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e um rapaz ao seu lado. Os três estão à frente do palco.

 

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

Foto: ampla no interior da grande tenda geodésica principal, onde ocorre a palestra. A foto foi tirada a partir do palco, mostrando todos os espectadores. Em primeiro plano, está a jovem com boné do MST e o rapaz, sendo que a moça está ao microfone com o braço erguido e o punho fechado; ao fundo, um grande público corresponde ao gesto.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

foto: foto próxima que mostra uma palestrante em primeiro plano; ela usa turbante e saia azuis e colares de contas de váris cores. Ao fundo, muitas pessoas assistem à palestra.

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas no palco, multidão e atividades ao ar livre

foto: uma mulher realiza uma outra palestra, no interior da tenda geodésica. Um grande público acompanha a fala.

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Foto: foto próxima no interior da tenda geodésica mostrando um outro palestrante durante sua fala. Algumas pessoas estão sentadas do lado de fora da tenda.

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre

Foto:foto próxima, no interior da tenda geodésica, destacando o palestrante com marcas vermelhas no rosto interagindo com uma jovem que está ao microfone. Ambos estão com os braços erguidos e sorriem. Ao redor, vários cartazes feitos artesanalmente.

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança, atividades ao ar livre e comida

Foto: foto no gramado em frente ao edifício Arthur Bernardes (visível ao fundo). Há uma longa fila formada por mesas, com caixas, bacias e cestos com várias frutas sobre elas, das quais muitas pessoas estão se servindo. Ao fundo, vê-se parte de uma tenda geodésica.

 

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, fruta, mesa e comida

Foto:foto próxima da mesma mesa com frutas, destacando caixas e bacias com laranjas cortadas. Várias pessoas estão se servindo das frutas.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, criança e atividades ao ar livre

foto: foto do interior de uma das tendas geodésicas. Junto às laterais, várias pessoas de idades diferentes estão sentadas e tocando instrumentos típicos das rodas de capoeira.

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, criança, grama e atividades ao ar livre

Foto: foto ampla da geodésica onde acontece uma grande roda de capoeira, com vários jovens executando o mesmo movimento. A cobertura da tenda é formada por faixas de tecidos de cores e estampas diferentes. Várias pessoas estão ao redor, assistindo à apresentação.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre
Foto: foto da tenda da Troquinha de Saberes, no interior daqual está acontecendo uma apresentação de capoeira. Em primeiro plano, um cartaz com o nome da tenda, feito à mão, com lestras de diferentes cores e desenhos de pessoas de mãos dadas e borboletas.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
Foto:foto do interior de uma pequena tenda geodésica, onde acontece o credenciamento dos participantes das oficinas oferecidas pela Troca de Saberes durante a Semana do Fazendeiro.
A imagem pode conter: 5 pessoas, sapatos, shorts, árvore, criança, mesa e atividades ao ar livre
Foto:foto do interior de uma das tendas geodésicas, onde algumas pessoas, dentre elas alguns indígenas, se reúnem ao redor de uma pequena fogueira. A cobertura da tenda é formada por tecidos coloridos e estampados.

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email