A aula é no MEC: estudantes indígenas e quilombolas realizam ato no MEC na manhã desta quinta, 7

06/10/2021

CIMI

Fonte:https://cimi.org.br/2021/10/a-aula-e-no-mec-estudantes-indigenas-e-quilombolas-realizam-ato-no-mec-na-manha-desta-quinta-7/

Estudantes indígenas e quilombolas irão marchar até o Ministério; a saída do acampamento na Funarte está prevista para às 9h

I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola, outubro de 2021. Foto: Regis Guajajara / Mídia Índia

I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola, outubro de 2021. Foto: Regis Guajajara / Mídia Índia

POR COMUNICAÇÃO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA

Na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro, a aula será no Ministério da Educação (MEC), afirmam os mais de 700 estudantes indígenas e quilombolas que constroem o I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola. A marcha está prevista para às 9h, a partir do acampamento instalado na Funarte, em Brasília.

Os estudantes esperam ser recebidos pela equipe ministerial para tratar do acesso e permanência de indígenas e quilombolas no ensino superior brasileiro. Enquanto isso, profissionais já formados com o auxílio do programa permanência, irão realizar um “aulão” em frente ao órgão.

“Temos muitos estudantes novos, que ainda irão ingressar na universidade e eles precisam saber dessa luta”, afirma Samehy Pataxó, uma das coordenadoras do Fórum de Estudantes Indígenas e Quilombolas.

“Temos muitos estudantes novos, que ainda irão ingressar na universidade e eles precisam saber dessa luta”

I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola, outubro de 2021. Foto: @cimanfredini

I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola, outubro de 2021. Foto: @cimanfredini

Izana Rocha Quilombola, destaca “é preciso nos manter e manter os nossos dentro e permanentes nas universidades. Ocupando os espaços que nos é negado todos os dias. Essa luta não é só nossa, é também pelos que virão”.

A antipolítica do atual governo tem afetado o acesso e permanência de estudantes de baixa renda na Universidade, ainda mais quilombolas e indígenas. De 2018 a 2021, o programa teve um corte superior a 50%, dos 22 mil estudantes atendidos em todo país, apenas 10 mil seguem tendo acesso ao programa.

Segundo Edimilson Costa Silva, representando o Ministério da Educação, não houve aumento na oferta de vagas por falta de recursos no orçamento para o programa. Embora a previsão era incluir mais 4 mil novos estudantes ao programa, mas o MEC não obteve a aprovação do orçamento correspondente, destacou o representante do órgão de educação na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 5.

“É preciso nos manter e manter os nossos dentro e permanentes nas universidades. Ocupando os espaços que nos é negado todos os dias. Essa luta não é só nossa, é também pelos que virão”

I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola, outubro de 2021. Foto: Regis Guajajara/ Mídia Índia

Em mobilização permanente, o I Fórum Nacional de Educação Superior Indígena e Quilombola reúne estudantes de 50 universidades públicas e privadas de todas as regiões do país. Com o tema “Os desafios do acesso e permanência de quilombolas e indígenas no ensino superior brasileiro”, o evento está sendo realizado de 4 a 8 de outubro, em forma de acampamento instalado no espaço da Funarte, em Brasília.

Organizado por estudantes indígenas e quilombolas, com a colaboração de organizações de apoio à causa. O Fórum faz parte do conjunto de manifestações realizadas desde de junho deste ano, entre elas os acampamentos ‘Luta Pela Terra’ e ’Luta Pela Vida’, a II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas e Movimento Nacional dos Estudantes Quilombolas (MONEQ).

 

Serviços

O quê: Marcha na Esplanada dos Ministérios e Ato no MEC

Quem: Estudantes indígenas e quilombolas

Quando: 7 de outubro, 2021

Horário: Previsão de saída do acampamento na Funarte às 9h, horário de Brasília

Onde: Esplanada dos Ministérios e MEC

 

Contatos

Samehy Pataxó: +55 (71) 98792-8219

Thaylane Quilombola: +55 (71) 99693-3388

Adi Spezia (Cimi): +55 (61) 99641-6256

 

Print Friendly, PDF & Email