Vídeo 5 Registros de Memórias sobre o Patrimônio Cultural da Comunidade Gameleira

23/05/2023

Este vídeo mostra o território tradicional da Comunidade Gameleira, situada na região da Serra do Condado, vale do rio do Peixe. Trata-se de famílias de agricultores familiares, mas que nos últimos anos vem sofrendo com a escassez hídrica, após a ocorrência de perfurações por parte de mineradoras em localidades vizinhas, o que tem comprometido algumas de suas atividades, criando o temor do agravamento dessa situação. As casas estão situadas ao redor de uma grande árvore de jatobá. Sob sua sombra a
comunidade de Gameleira realiza suas principais reuniões e festejos. Em um antigo forno são produzidas quitandas pela matriarca Dona Maria José, que também é benzedeira. Foi na casa dela que foi realizada a oficina para produzir o etnomapa do território Gameleira, quando foi foram detalhadas, além dos desenhos das casas, plantas e animais, como cães, galinhas, pássaros e onça.
Esta última, sempre presente em suas histórias relacionadas às matas da região. A comunidade Gameleira possui ainda estreita relação com as comunidades vizinhas Floriano e Mumbaça.
Este vídeo documentário apresenta um banco imagens de entrevistas e de diálogos realizados durante os trabalhos de campo. Foi editado com o mínimo de cortes das filmagens feitas no território da Comunidade Gameleira para fins de registro de memórias vivas.

 

Clique aqui e assista o video

Print Friendly, PDF & Email