Áreas indígenas somam apenas 0,19% do território em Minas

18/04/2023

Maria Irenilda - Jornal O Tempo

Fonte:https://www.otempo.com.br/especiais/indigenas-de-minas-vozes-e-faces/violencia/areas-indigenas-somam-apenas-0-19-do-territorio-em-minas-1.2848502

Dados da Funai apontam que há 16 terras reconhecidas em Minas Gerais – demarcadas ou em processo de demarcação

A demarcação dos territórios indígenas é uma solução para barrar a crise climática, como apontou o relatório elaborado pela Rights and Resources Initiative

Em Minas Gerais, vivem atualmente cerca de 41 mil indígenas, de pelo menos 20 etnias. Uma luta comum, no Estado e no país, é pela garantia do reconhecimento e demarcação dos seus territórios. Na prática, esses povos, que estão aqui desde antes dos anos 1500, ainda precisam brigar por um direito previsto na Constituição Federal, de 1988.

 

De acordo com dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), há 16 terras reconhecidas em Minas Gerais – demarcadas ou em processos de demarcação –, o que corresponde a uma área de cerca de 1.158 km quilômetros quadrados. Dentro dos 586.528 quilômetros quadrados do território de Minas, as áreas indígenas somam apenas 0,19%.

 

Além disso, muitos territórios não cumprem os requisitos de sobrevivência para os cerca de 41 mil indígenas. Nas aldeias Maxakali, no Vale do Mucuri, visitada por O TEMPO, as terras demarcadas são antigas fazendas, cobertas por pasto e sem floresta nativa. “Todas as terras indígenas demarcadas em Minas dependem de revisão de limites, para que sejam ampliadas de acordo com os territórios tradicionalmente ocupados”, diz o procurador Edmundo Antônio Dias. “Vários povos indígenas permanecem sem nenhum reconhecimento territorial no Estado, como os Tuxá e os Puri”, completa.

Print Friendly, PDF & Email