Pisada de Caboclo: evento em BH celebra a cultura de povos tradicionais

29/11/2022

  • Encontro pretende cultuar, celebrar, preservar, reconhecer e valorizar a ancestralidade dos povos de terreiros de matriz afro-brasileira e indígenas

Confluência de saberes que surge do encontro de vários povos, como os pataxós, pataxós hã hã hãe, maxacalis, xacriabás e dez terreiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Pisada de Caboclo é realizada nesse domingo (27/11) no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

Esta é uma promoção do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. “A Pisada de Caboclo é o encontro dos povos de terreiros de matriz afro-brasileira e indígenas, promovendo uma confraternização de celebração da vida, da ancestralidade e da resistência”, afirma Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura.

O evento é para cultuar, celebrar, preservar, reconhecer e valorizar a ancestralidade desses povos. Na capital, acontece desde 2017, sempre em novembro, e em 2022 é retomado após dois anos suspenso, devido à pandemia. A Pisada de Caboclo integra a programação especial da PBH Novembro Preto: BH sem Racismo.

Como reforçam os organizadores, o diálogo entre os povos indígenas com os povos de terreiros e de tradição afro-brasileira remonta e revigora o potente encontro acontecido no início da escravidão no Brasil. Tal confluência agora é uma forma de diminuir as distâncias geográficas de povos ligados intimamente e constantemente pela subjetividade de sua fé e a presença marcante dos encantados, guias e Orixás.

Print Friendly, PDF & Email