Manifestação de carroceiros fecha o trânsito no Centro de Belo Horizonte: ‘a cidade é nossa roça’

19/01/2021

Por Thaís Leocádio, G1 Minas — Belo Horizonte

Os trabalhadores são contra a proposição de lei que pretende reduzir o número de veículos de tração animal na cidade.

 

Carroceiros fazem uma manifestação, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (19). Eles são contra o projeto de lei 142/17, que “dispõe sobre a criação do programa de redução gradativa do número de veículos de tração animal e humana” na cidade.

Carroceiros fecharam a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, nesta terça-feira (19) — Foto: Carlyle André/TV Globo

Carroceiros fecharam a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, nesta terça-feira (19) — Foto: Carlyle André/TV Globo

A Associação dos Carroceiros e Carroceiras Unidos de Belo Horizonte e Região Metropolitana acredita que o projeto de lei “proíbe e criminaliza o modo de vida” de 10 mil carroceiros e carroceiras. Em uma carta aberta, os manifestantes disseram que o projeto é autoritário, pois “não teve participação popular”.

Um vídeo que mostra os manifestantes no Centro viralizou nas redes sociais, com mais de 17 mil curtidas (veja acima).

Com as palavras de ordem “A cidade é nossa roça! Nossa luta é na carroça!”, os carroceiros fecharam a Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura de Belo Horizonte. Eles estão reunidos desde as 9h.

De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), às 15h50, a via estava interditada nos dois sentidos, entre a Rua da Bahia e a Avenida Carandaí. Por conta do protesto, linhas de ônibus do Move tiveram o itinerário alterado.

Carroceiros se concentraram em frente à Prefeitura de Belo Horizonte  — Foto: Carlyle André/TV Globo

Carroceiros se concentraram em frente à Prefeitura de Belo Horizonte — Foto: Carlyle André/TV Globo

Às 17h17, a Avenida Afonso Pena havia sido liberada.

O projeto foi proposto pelo então vereador Osvaldo Lopes (PSD), hoje deputado estadual, em 2017. O texto foi votado pela Câmara Municipal e teve a proposição de lei nº 98/20 enviada ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) no dia 4 de janeiro.

Se aprovada, a lei vai instituir no município o programa “Carreto do Bem”, que consiste na substituição dos veículos de tração animal por veículos de tração motorizada.

O texto diz ainda que “fica proibida a utilização de veículos de tração animal, em definitivo, no prazo de dez anos, contados a partir da publicação desta lei”.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte disse que o projeto de lei “foi amplamente discutido na Câmara e agora aguarda veto ou sanção do prefeito”. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que não se posiciona sobre manifestações.

Carroceiros em frente à PBH, nesta terça-feira (19), no Centro da capital mineira  — Foto: Carlyle André/TV Globo

Carroceiros em frente à PBH, nesta terça-feira (19), no Centro da capital mineira — Foto: Carlyle André/TV Globo

Carroceiros se reuniram na Praça da Estação e chegaram à Avenida Afonso Pena na tarde desta terça-feira (19) — Foto: Associação dos Carroceiros e Carroceiras Unidos de Belo Horizonte/Divulgação

Carroceiros se reuniram na Praça da Estação e chegaram à Avenida Afonso Pena na tarde desta terça-feira (19) — Foto: Associação dos Carroceiros e Carroceiras Unidos de Belo Horizonte/Divulgação

Print Friendly, PDF & Email