7º Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste

20/04/2012

O

7º Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste

preparou uma programação diversificada para 2012: partindo do tema

“Gêneros, sexualidades e conhecimentos nas políticas públicas de saúde e educação”

, foram organizadas mesas redondas, grupos de trabalho e oficinas para tratar de questões relativas à educação, saúde, segurança pública e direitos humanos no âmbito de travestis e transexuais. O encontro ocorrerá entre os dias 06 e 09 de Maio de 2012 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte-MG.

A mesa de abertura do Encontro (domingo, dia 06) será composta por representantes do movimento social, da universidade e dos governos municipal, estadual e federal, tais como as presidentes Jovanna Baby (ANTRA), Anyky Lima (CELLOS-Trans) e Vanilly Borghi (GOLD-Colatina/ES), os(as) professores(as) doutores(as) Marco Aurélio Máximo Prado (Nuh/UFMG) e Samira Zaidan (FAE/UFMG), os(as) secretários(as) José Wilson (Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e Cidadania) e Marcelo Teixeira (Secretaria Municipal de Saúde), dentre outros. Em seguida ocorrerá a palestra de abertura, que ficará por conta de Laerte Coutinho, cartunista.

As mesas redondas e grupos de trabalho do dia 07, segunda feira, abordarão temas que vão desde a diversidade sexual nos processos educativos não escolares a saúde integral e SUS, passando ainda por diversas oficinas, como as de formação de educadores (as) trans e de formação de agentes de saúde DST/AIDS. Nomes do movimento social, como Leonardo Tenório (Articulação dos Homens Trans) e Keyla Simpson (ASTRABA), da universidade, como os(as) professores(as) doutores(as) Luiz Alberto Oliveira Gonçalves (FAE/UFMG) e Shirley Miranda (FAE/UFMG) e do governo, como Fábio Meireles (MEC/SECADI) e Daniel Arruda (UNESCO/SECADI), irão compor as mesas redondas, que ocorrerão simultaneamente. Os grupos de trabalho serão coordenados pela profª. Sayonara Nogueira (Rede Trans Educ), Indianara Siqueira (Grupo Transrevolução), Taís Souza (Centro de Referência da Diversidade – SP) e João Nery (escritor).

Na terça feira, dia 08, as mesas redondas discutirão o acesso das diversidades ao SUS e a despatologização das identidades de gênero, sendo coordenadas pelos(as) professores(as) doutores(as) William Siqueira Peres (UNESP) e Paula Sandrine Machado (UFRGS), pelo coordenador adjunto do departamento de DST/AIDS Eduardo Barbosa (Ministério da Saúde) e pelas agentes do movimento social Vanilly Borghi (GOLD) e Agatha Lima (Fórum Paulista LGBT), dentre diversos outros agentes de extrema importância para a discussão das políticas em pauta. O 7º Encontro preparou ainda um espaço de relatos de experiência, onde nomes como Marina Reidel (Rede Trans Educ), Maitê Schneider (atriz e autora do blog “Casa da Maitê”), Carla Silva (Rede Trans-Educ) e Emanuelly Silva (Guarda Municipal de Betim) falarão de suas vivências.

O 7º Encontro se encerrará no dia 09, quarta feira, com uma visita ao Mudeu do Inhotim. O passeio pretende conferir, além do caráter cultural, visibilidade a travestis e transexuais nos diversos contextos urbanos e de lazer. Para saber mais sobre o INHOTIM, acesse: www.inhotim.org.br.

Faça sua inscrição acessando o site: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?pli=1&formkey=dDdiQ2NFVGxLNXBmUXp0eF9renF2LWc6MA#gid=0

Confira aqui a Programação.

 

http://www.fafich.ufmg.br

Print Friendly, PDF & Email