6º Encontro Mineiro de CEBs – Comunidades Eclesiais de Base

23/07/2010

 

6º Encontro Mineiro de CEBs – Comunidades Eclesiais de Base
Montes Claros, de 22 a 25 de julho de 2010
(Publicado em
 
Monitor do subtema "Modelos Energéticos, Nascentes e Rios" do Eixo Ecológico do 6º Encontro Mineiro das CEBs, Isidoro Revers (Galego) participa de encenação durante a 14ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, acontecida em Januária no último domingo (18)
 
 
Terça-feira, 20 de julho de 2010
 
 
Com o tema “Economia e Missão” e o lema “Construindo Uma Igreja Solidária”, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizarão o seu sexto encontro no estado, na cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Entre os dias 22 e 25 de julho, o evento receberá cerca de duas mil pessoas delegadas de 29 (arqui)dioceses e que são de organismos urbanos e rurais, organizações sociais, indígenas, afrodescendentes, geraizeiros, cantores populares, agricultores familiares, representantes de igrejas cristãs, de movimentos civis, demais convidados e assessores.
No 6º Encontro Mineiro das CEBs, as comunidades refletirão sobre cinco eixos temáticos: social, ecológico, econômico, eclesial e político, batizados com uma fruta característica do sertão norte-mineiro, respectivamente macaúba, buriti, pequi, laranja e panã, e que serão assessorados pelos sacerdotes Antônio Alvimar Sousa, Frei Gilvander Moreira, Nelito Dornelas e Cleto Caliman, além do leigo Pedro Ribeiro de Oliveira, sociólogo e responsável pelas análises de conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Cebianos e cebianas estão mais incentivados ainda por causa do apoio da CNBB que, em maio deste ano, durante a sua 48ª Assembleia Geral, em Brasília (DF), divulgou o Documento 88, a respeito das CEBs e que foi elaborado na 5ª Conferência Geral do Episcopado LatinoAmericano e Caribenho, realizada de 13 a 31 de maio de 2007, em Aparecida (SP), com a presença do Santo Padre, o Papa Bento XVI.
 
 
Um exemplo do que será vivido no 6º Encontro Mineiro das CEBs é experimentado todos os anos em Minas Gerais na Romaria das Águas e das Terra; a 14ª edição aconteceu na Diocese de Januária com o tema “Terra e Água Partilhada, Herança de Deus Resgatada” e o lema “Nas Terras e Águas dos Gerais, A Memória da Resistência de Nossos Ancestrais” (Crédito da Imagem para Willy Montalvo Alcântara)

 
Estudo

         Da coordenação geral do encontro, a animadora das CEBs no MicroNorte, Sônia Gomes de Oliveira considera que o 6º Mineiro será uma oportunidade das comunidades aprofundarem mais sobre as discussões feitas em Aparecida pelos (arce)bispos e reforçarem o papel das CEBs na animação da vida comunitária eclesial. Na programação deste evento, que utilizará oito locais em MOC (igrejas São Judas e São Francisco de Assis, Vale do Premontré/Paróquia São Norberto, Casa de Pastoral/Bairro Santo Antônio, Colégio Marista São José, ginásio do Serviço Social do Comércio, Escola Estadual Dona Quita Pereira e Escola Estadual Dom João Pimenta), constam momentos celebrativos e reflexivos.

As celebrações ressaltam a espiritualidade libertadora e encarnada das comunidades. Estas unem fé e vida. No segundo e terceiro dias, serão realizadas plenárias e oficinas a partir dos eixos temáticos, sempre baseadas na proposta do consagrado método “Ver, Julgar e Agir”. A celebração de abertura será ecumênica e acontecerá na próxima quinta-feira (22), às 19h, no campo do Colégio Marista São José – Rua Padre Champagnat, 81, Bairro Roxo Verde.
Será celebrada pela assembleia presente, seguirá as orientações do Ofício Divino das Comunidades e terá a participação do Arcebispo Metropolitano de MOC, Dom José Alberto Moura, e do responsável pelas CEBs no Brasil, o Bispo Diocesano de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), Dom Frei Severino Clasen. Lideranças evangélicas, espíritas, rotarianos e de outras confissões religiosas e sociais estão convidadas para esta cerimônia de abertura, que começará com toques de tambores e encerrará com o conhecido som do berrante do poeta Jason Rodrigues de Moraes.
 
 
Um dos participantes mais assíduos das Romarias das Águas e da Terra de Minas é Dom José Alberto Moura, hoje Arcebispo Metropolitano de Montes Claros; desde o período como Bispo Diocesano de Uberlândia que Dom Moura tem o costume de prestigiar esta Romaria (Crédito da Imagem para Willy Montalvo Alcântara)


Manifestação nacional
 
 Na sexta-feira (23), com concentração a partir das 16h no Sesc, o Setor Juventude Arquidiocesano realizará a Caminhada contra a Violência e o Extermínio da Juventude pelas ruas centrais da cidade norte-mineira. Esta mobilização tem o apoio das CEBs, do Centro Marista da Juventude (CMJ) e das Pastorais da Juventude da região. No sábado (24), das 19 às 22h, acontecerá a Noite Cultural com apresentação de artistas do Norte de Minas, de demais regiões do estado e do Brasil.
As famílias acolhedoras e os delegados do Mineiro das CEBs estão convidados para esta socialização humana e cristã. No domingo (25), dia do trabalhador rural, o evento terminará com a leitura da Carta Final do 6º Mineiro das CEBs e Celebração Eucarística presidida por Dom Moura e outros co-celebrantes com o envio dos participantes à missão, no campo do Colégio Marista São José. São esperadas caravanas para esta celebração de encerramento de municípios do Norte de Minas. Haverá ainda um almoço de despedida com a confraternização entre delegados e famílias hospedeiras.
 
 
Assim como nas Romarias das Águas e da Terra de Minas Gerais a cultura dos povos indígenas é valorizada, nos encontros das CEBs o mesmo acontece… (Crédito da Imagem para Willy Montalvo Alcântara)


SERVIÇO

O que? 6º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base de Minas Gerais
Quem? O Povo de Deus
Quando? De 22 a 25 de julho de 2010
Onde? O Colégio Marista São José é o ponto principal do evento. Lá acontecerá a acolhida, o credenciamento e o primeiro contato entre delegados e famílias hospedeiras (Endereço: Rua Padre Champagnat, 81, Bairro Roxo Verde, MOC/MG)
Como? Através de celebrações que realçam fé e vida, análises de conjuntura feitas pelos assessores, enfoque de questões mais específicas animado pelos monitores dos subtemas e socialização dos debates nas grandes plenárias no ginásio do Sesc
Por que? Para conhecer outros modos de ação social e eclesial que façam com que o Evangelho seja não apenas pregado e rezado, mas concretizado já aqui nesta terra

Print Friendly, PDF & Email