3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho relembra o crime da Vale e cobra por verdade, justiça e reparação

24/01/2022

Fonte:https://www.cptnacional.org.br/acoes/romarias/129-romarias-2022/5907-3-romaria-pela-ecologia-integral-a-brumadinho-relembra-o-crime-da-vale-e-cobra-por-verdade-justica-e-reparacao

O crime cometido pela Vale em 2019 é continuado e se renova a cada dia

“Bendita, bendita,
bendita seja nossa
romaria

Bendita a Palavra de
Deus que nos guia[…]”

Brumadinho e a bacia do Paraopeba recebem a III Romaria pela Ecologia Integral entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2022, com o lema Memória e Justiça. Este ano, a programação está dividida entre ações presenciais e virtuais, com presença de organizações nacionais e internacionais. Realizada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), da Arquidiocese de Belo Horizonte, junto às pastorais e movimentos sociais, Assessorias Técnicas Independentes, ONG’s, entidades da sociedade civil organizada, e com a participação fundamental de atingidos e atingidas, a III Romaria busca manter viva a verdade e a memória e lutar por justiça para todas as vítimas desse crime.

Emergência pelas chuvas em Minas Gerais afeta atingidos do Paraopeba

Embora a programação das atividades possua uma data específica, este ano a Romaria começou no acolhimento das vítimas das enchentes em Brumadinho e ao longo da bacia do Paraopeba. Para as pessoas atingidas, é impossível não reviver a dor da lama de 25 de janeiro de 2019, especialmente agora que os rejeitos da mineração voltam à superfície. O crime do rompimento da barragem causado pela Vale e Tuv Sud no Córrego do Feijão se renova. Três anos depois, cabe à população retirar a lama que foi mais uma vez lançada sobre suas casas, cultivos, corpos e almas.

A culpa da enchente não é da chuva: a emergência climática é devido à destruição irracional da natureza, à mineração, ao desmatamento, à poluição e à falta de políticas públicas adequadas de uso e ocupação do território. Dessa forma, a Romaria é concebida dentro do conceito da Ecologia Integral, norteado pela Encíclica “Laudato Si – Louvado Seja – o cuidado com a Casa Comum”, escrita pelo Papa Francisco.

Coletiva de imprensa

De forma a denunciar as constantes violações decorrentes do crime da Vale e Tuv Sud, será realizada uma coletiva de imprensa no dia 25 de janeiro, marco dos 3 anos do rompimento da barragem, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, às 8h. A coletiva abordará a situação das comunidades após esses três anos, chamando a atenção sobre a necessidade de que medidas emergenciais sejam realidade para todas as comunidades atingidas e sobre os desafios para que a reparação integral aconteça de forma justa de Brumadinho até Três Marias.

Dom Vicente Ferreira (RENSER), Andresa Rodrigues (presidente da AVABRUM), Marcus Vinicius Polignano (Guaicuy), Wekanã (liderança indígena Pataxó da Aldeia Naô Xoha), Joelisia Feitosa (membro do MAB representando os movimentos sociais) farão os seus depoimentos sobre os três anos de impunidade e as enchentes na região. Haverá, também, durante a programação vigília e missas nas paróquias da RENSER, ato no letreiro de Brumadinho e uma live internacional sobre leis de devida diligência na Europa.

Para garantir a segurança dos romeiros e das romeiras, seguiremos todos os protocolos de segurança em relação à COVID-19. Todos os participantes deverão usar máscaras, álcool em gel e apresentar carteira de vacinação. A coletiva de imprensa será transmitida ao vivo pelo Instagram do Instituto Guaicuy e pela página do Youtube da RENSER. A missa presidida pelo Arcebispo Dom Walmor de Oliveira será transmitida ao vivo pela emissora TV Horizonte.

Programação completa

22/01, sábado
17h – Missa na Igreja Matriz São Sebastião
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 165, Centro, Brumadinho

22 e 23/01, sábado e domingo
18h às 9h – Vigília e Adoração na Igreja Matriz São Sebastião
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 165, Centro, Brumadinho

23/01, domingo
9h – Missa na Igreja Matriz São Sebastião
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 165, Centro, Brumadinho

24/01, segunda-feira
Celebrações LaudatoSi e Ecologia Integral nas 12 Paróquias da RENSER

25/01, terça-feira
Local: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, bairro Santa Cruz, Brumadinho

8h – Coletiva de imprensa
9h – Missa presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e concelebrada por Dom Vicente Ferreira e pelos padres e diáconos da RENSER 10h30 – Caminhada até o letreiro de Brumadinho
11h – Ato com Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – AVABRUM
12h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Dores Endereço: Praça da Matriz, Córrego do Feijão, Brumadinho
19h – Missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário

27/01, quinta
13h – Live Internacional sobre Leis de Devida Diligência na Europa em parceria com o Centro Europeu pelos Direitos Humanos e Constitucionais (ECCHR), CIDSE, DKA Austria, Cáritas Brasileira e Misereor, no canal de YouTube da RENSER

Todos os protocolos de segurança em relação à COVID-19 serão seguidos. Todos os participantes deverão usar máscaras, álcool em gel e apresentar carteira de vacinação.

Serviço

III ROMARIA REGIONAL PELA ECOLOGIA INTEGRAL A BRUMADINHO
De 22 a 27 de janeiro
Mais informações: www.instagram.com/regiao_renser / www.renser.com.br
Contatos para entrevistas e coberturas:
Carolina de Moura, assessora de comunicação da RENSER – 31 99111-9359
Camila Bastos, jornalista Instituto Guaicuy – 31 9737-0414

Print Friendly, PDF & Email