29º Grito dos Excluídos e das Excluídas: “Você tem fome e sede de quê?”

05/09/2023

Escrito por: Rogério Hilário, com informações do Brasil de Fato MG e Rede Brasil Atual | Editado por: Rogério Hilário

Fonte:https://mg.cut.org.br/noticias/29-grito-dos-excluidos-e-das-excluidas-voce-tem-fome-e-sede-de-que-31e5

Neste ano, manifestação ganhou destaque em Minas Gerais com a luta contra as privatizações e a defesa do serviço público, em meio às tentativas do governador Romeu Zema de privatização da Cemig e Copasa

notice

O 29º Grito dos Excluídos e das Excluídas vai às ruas em 25 estados brasileiros nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro. São dezenas atos previstos, com o tema “Você tem fome e sede de quê?”, que propõe reflexões e ações em busca de alternativas para a dificuldade de acesso aos alimentos e à água.  A manifestação está confirmada em 98 locais, em todo o país.

Em Belo Horizonte, a concentração está marcada para as 9 horas, na Praça Vaz de Melo, próximo à estação de Metrô Lagoinha. Em seguida, os participantes seguem em marcha rumo à Ocupação Pátria Livre, na Pedreira Prado Lopes, percorrendo o mesmo trajeto do último ano.

O 29º Grito abarca reivindicações como a defesa da natureza, democracia e soberania popular, efetivação dos direitos sociais, combate a todo tipo de violência e preconceito e promoção da vida em todas as suas formas. Neste ano, ganhou destaque em Minas Gerais a luta contra as privatizações e a defesa do serviço público, em meio às tentativas do governador Romeu Zema de privatização da Cemig e Copasa.

Nas ruas desde 1995, em contraponto às manifestações nacionalistas evocadas por militares para o 7 de setembro, o Grito dos Excluídos e Excluídas volta a marchar por todo o Brasil num clima diferente dos dois últimos feriados, marcados pelo forte contraste entre os atos em defesa da democracia dos movimentos sociais e populares, ante as manifestações antidemocráticas do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ecoava discursos golpistas. A 29ª edição do Grito reverbera um debate propositivo.

O objetivo do Grito dos Excluídos é chamar atenção para os problemas estruturais do Brasil que atentam contra a vida do povo mais vulnerável. Assim, eles impulsionam o lema deste ano, que provoca a todos a pensar: “Você tem fome e sede de quê?”. A proposta dialoga com o tema da Campanha de Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a atual conjuntura política, social e econômica do país após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que centraliza as expectativas dos movimentos por uma transformação nesta sociedade considerada tão injusta.

A proposta do Grito surgiu, em 1995, a partir de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com inspiração no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Fraternidade e Excluídos”, e o lema “Eras tu, Senhor?”.

As manifestações acontecem anualmente, sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao Grito da Independência, que foi proclamado por um representante da família real portuguesa. A ideia é levar para as ruas e praças os gritos silenciados que vêm dos campos, porões e periferias da sociedade. Além das atividades no dia 7, várias localidades terão outras mobilizações nos dias anteriores (como na capital maranhense, São Luís) e, eventualmente, em datas posteriores.

Veja a lista de locais com atos programados do Grito dos Excluídos e das Excluídas de 2023 em Minas Gerais:

Belo Horizonte: 9 horas – concentração na Praça Vaz de Melo, perto do metrô Lagoinha
Caxambu: 9 Horas – concentração na Praça 16 de Setembro
Congonhas: 8 horas – Praça da Matriz Nossa Senhora Conceição
Ipatinga: 8 horas – concentração na Estação Ferroviária
Juiz de Fora: 8h30 – concentração na avenida Rio Branco, entre avenida Itamar Franco e Oscar Vidal
Montes Claros: 8 horas – concentração em frente à Fábrica de Café 3 Corações
Pouso Alegre: 9 horas – Praça Senador José Bento, junto à Catedral Metropolitana

Print Friendly, PDF & Email