28a. RBA – Desafios Antropológicos Contemporâneos: 2 a 5 de julho, na PUC-SP

25/06/2012

“Sob a chancela Desafios Antropológicos, temos procurado estimular durante a nossa gestão (2011-2012) análises críticas e propositivas sobre os dilemas, desafios e perspectivas que permeiam os atuais processos de expansão e transformação da antropologia no Brasil. Visamos, assim, apresentar e problematizar não só as transformações e reconfigurações da antropologia como disciplina acadêmica per se, mas, também, as relações entre essas reconfigurações e as políticas científicas em voga, a formação de antropólogos e as demandas no mercado de trabalho e, ainda, a relação da pesquisa antropológica com a ação política.

Julgamos também de suma importância incitar reflexões críticas sobre a política da antropologia. Estamos contribuindo cada vez mais para a formulação de políticas públicas e propostas para a sociedade. Entretanto, confrontamos ainda o desafio de organizar e afirmar criticamente nossa produção intelectual com o intuito de expor a dimensão humana da ciência, da tecnologia e da inovação, inclusive no que concerne ao tipo de desenvolvimento que queremos para o Brasil. Uma outra dimensão desse desafio implica a necessidade de divulgarmos a nossa produção antropológica para audiências mais amplas.

Temos os aparatos necessários para cumprir esses desafios devido à grande capacidade da antropologia de se renovar como prática de pesquisa que apresenta potencial infinito de abrir novos horizontes para a produção de conhecimento. Por isso, por ocasião da abertura deste edital para apresentação de GTs e Mesas Redondas para a 28º RBA, convidamos a comunidade científica, associados e não associados da ABA, a juntarem-se a nós, para apresentarem suas reflexões criticas e propositivas sobre os desafios antropológicos contemporâneos a partir de vários ângulos e problemáticas, com base em pesquisas de pontas na intersecção de várias áreas de conhecimento.

Bela Feldman-Bianco
Presidente da ABA e da 28ª RBA”

Para ver a Programação, clique AQUI.

Print Friendly, PDF & Email