Software desenvolvido por servidora do Incra/MG acelera titulação de assentados

25/10/2017

INCRA MG

Fonte:http://www.incra.gov.br/noticias/software-desenvolvido-por-servidora-do-incramg-acelera-titulacao-de-assentados

O Incra/MG passou a utilizar, na semana passada, o segundo módulo do software Hermes, desenvolvido por servidora do Incra, que permite a conversão de dados de memoriais descritivos e de planilhas de dados georreferenciados de imóveis rurais para inserção no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) em escala muito maior que a utilizada pela autarquia até então.

O Sigef é o sistema do Incra para gestão da malha fundiária do meio rural brasileiro. Anteriormente, os dados eram convertidos um a um, manualmente, por servidores nesta interface. Com o Hermes, o serviço realizado por um servidor em uma semana é realizado em um minuto.

Na primeira vez que foi utilizado, o segundo módulo do Hermes, que depura informações de memoriais descritivos, resultou na extração das informações georreferenciadas dos 256 lotes do assentamento Nova Tangará, em Uberlândia, e 29 lotes do assentamento João Paulo II, em Porteirinha.

A inserção no Sigef e certificação do imóvel é fundamental para conferir segurança jurídica aos assentados, além de ser uma das etapas necessárias para a emissão dos títulos definitivos aos assentados, bem para o acesso às linhas de créditos oferecidas aos agricultores familiares e para a elaboração de projetos produtivos.

“O georreferenciamento dos imóveis rurais garante a precisão posicional da área e a certificação assegura que nenhum imóvel se sobreponha a outro”, explica a geógrafa Marília Gomes.

Gomes é doutora em Geografia, na linha de atuação Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens pela UFMG. Foi durante o curso de doutorado, em licença para capacitação concedida pelo Incra, que a servidora aprendeu a programar na linguagem Python e desenvolveu os dois módulos do Hermes.

De acordo com Marilia Gomes, o módulo anterior, que será disponibilizado para unidades do Incra em todo o país, extrai dados apenas de planilhas. Este novo módulo atende aos memoriais descritivos, que constituem a maior parte das descrições dos lotes dos assentamentos a serem certificados pelo Instituto.

Um grupo de trabalho vai ser criado para aprimorar o novo módulo e estimular a cultura em linguagens de programação na equipe da autarquia.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/MG
comunicaçao@bhe.incra.gov.br
(31)3131-2071/73
www.incra.gov.br/mg

Print Friendly, PDF & Email