1º Seminário Projeto Quilombo Vivo: apoio e fortalecimento dos quilombolas do Serro

15/02/2020

No dia 15 de fevereiro  o CEDEFES, em parceria com a PucMinas e Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais realizou o primeiro seminário para apresentação do Projeto Quilombo Vivo: apoio e fortalecimento dos quilombolas do Serro. Veja a programação abaixo:

 

Conheça o projeto

O CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva), a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N’Golo e a PUC-Minas se uniram para construir um projeto de melhoria das condições de vida das comunidades quilombolas existentes no município do Serro.
Nesse contexto, os parceiros construíram o “Projeto Quilombo Vivo: apoio e fortalecimento dos Quilombolas do Serro – Minas Gerais”, que está estruturado a partir de 3 eixos fundamentais:
prestar assessoria jurídica às comunidades negras rurais existentes no município do Serro, sejam elas certificadas ou não pela Fundação Cultural Palmares (FCP), para a efetivação de seus direitos étnicos, políticos, culturais, territoriais, sociais, econômicos, dentre outros. Neste eixo, pretende-se promover medidas de tomada de consciência dos direitos das comunidades quilombolas e adotar as medidas legais para a sua efetivação;
realizar estudo hidrológico e construir, de modo democrático, plano de manejo dos recursos hídricos existentes na bacia hidrográfica do Rio do Peixe e do Córrego Siqueira. Neste eixo, pretende-se recuperar a subbacia hidrográfica do Rio do Peixe e do Córrego do Siqueira e, com isso, aumentar a disponibilidade hídrica para as comunidades quilombolas da região de Queimadas e para toda a população serrana, na medida em que a COPASA faz a captação de água no Rio do Peixe para abastecimento da cidade do Serro; e,
apoiar a prosperidade econômica das comunidades quilombolas por meio da adoção do sistema de produção agroflorestal para, ao mesmo tempo, aumentar a renda da comunidade com a preservação do meio ambiente. Neste eixo, pretende-se melhorar as condições econômicas das comunidades quilombolas, com respeito à preservação do meio ambiente e às tradições culturais das comunidades quilombolas.
O “Projeto Quilombo Vivo: apoio e fortalecimento dos Quilombolas do Serro – Minas Gerais” foi aprovado pelo Programa de Apoio a Projetos da Região Central de Minas Gerais (PROAP), administrado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. As atividades previstas pelo projeto serão financiadas por este fundo público administrado pelo Ministério Público, que fiscalizará e acompanhará a execução do projeto.
Peço apoio de todas as pessoas do Serro ao “Projeto Quilombo Vivo”, que pretende melhorar a vida de todas as comunidades quilombolas e, na medida em que visa melhorar as condições hídricas da região, de toda a população serrana.
E, como lançamento oficial do “Projeto Quilombo Vivo”, será realizado, no dia 25/01/2020, o Seminário de lançamento do projeto, que será um evento aberto a toda a população serrana. Em breve, daremos maiores informações sobre o Seminário de Lançamento do “Projeto Quilombo Vivo”.

 

 

 

 

FOTOS DO SEMINÁRIO:

Print Friendly, PDF & Email