1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil

28/03/2013

A proposta do “1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil” teve a sua origem no contexto de avaliação da “4ª Caminhada Cultural pela
Liberdade Religiosa e pela Paz”, realizada em maio de 2012, na cidade de Belo Horizonte. Como evento de natureza acadêmica, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, organizado com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas.
Abordando um temário sobre estado laico e direitos humanos; pluralismo religioso e intolerância; história da África e religiões brasileiras de matrizes africanas; neopentecostalismo e diversidade religiosa; ensino religioso; candomblé e umbanda; igreja católica; homossexualidade; ateísmo e novas formas de religiosidade; religião, racismo e a Lei 10639/03; o evento pretende reunir intelectuais, pesquisadores/as, professores/as, estudantes e religiosos/as de diferentes crenças e campos disciplinares, com o objetivo de refletir sobre o diálogo inter-religioso como estratégia educativa para a valorização da diversidade cultural e religiosa no Brasil e como atitude ética contra a intolerância diante das religiões brasileiras de matrizes africanas, a fim de oferecer subsídios para o currículo escolar brasileiro.
Neste sentido, a produção e a reflexão deste primeiro seminário se constituem como uma agenda positiva dos direitos humanos no Brasil, no ano em que celebramos 10 anos da Lei 10.639/03. As inscrições estarão abertas no período de 15/03/2013 a 05/04/2013. Sua realização será nos dias 9 a 13 de maio de 2013, em Belo Horizonte – Centro Cultural da UFMG – Av. Santos Dumont, 174 – Centro.
Print Friendly, PDF & Email