19 livros infantis para formar adultos com consciência ambiental

28/01/2019

Fonte:https://lunetas.com.br/preservacao-ambiental/
Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, André Neves, Shel Silverstein e muitos outros escritores e ilustradores em histórias de respeito e reverência à natureza
Um dia, um rioReprodução/”Um dia, um rio”/André Neves

“O país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns – que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.” (Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

No entanto, na História recente do país, não faltam exemplos de como essa narrativa foi e vem sendo deturpada. O meio ambiente brasileiro tem sofrido exponencialmente os impactos nocivos da ação do homem. Para citar somente algumas, desmatamento, mineração e exploração de recursos feitos de forma irresponsável resultam ano após ano em danos irreversíveis do ponto de vista natural e social.

Nos últimos três anos, o Brasil sofreu dois dos seus maiores marcos de revés ambiental: Mariana, em 5 de novembro de 2015, e Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019. Ambos ocorreram em função do rompimento de barragens no Estado de Minas Gerais, acarretando a liberação de toneladas de lama tóxica nas bacias hidrográficas do Rio Doce e Rio Paraopeba. Tudo isso a um custo ambiental e humano imensurável – clique aqui para saber mais.

Reprodução/Pulo do Gato

Ilustração interna do livro “Um dia, um rio” (Pulo do Gato). O livro tem texto de Leo Cunha e imagens de André Neves.

O que isso tem a ver com as crianças?

Falar de preservação ambiental com as crianças, então, deve ser uma preocupação de uma educação que se preocupe em formar próximas gerações mais conscientes e responsáveis. Nesse sentido, a literatura pode ajudar. Afinal, conversar sobre natureza e conservação com os pequenos não se trata apenas de apresentar biomas e classificar espécies, e sim de despertar desde cedo o respeito pela natureza como parte do que somos.

Na lista do Lunetas, tem Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, André Neves, Shel Silverstein e muitos outros escritores e ilustradores em histórias de respeito e reverência à natureza

Assim, histórias de ficção que abordem direta ou indiretamente a questão do meio ambiente e problematizem a relação entre homem-natureza têm grande potencial de instigar nas crianças – e também nos adultos que leem com elas – o senso de urgência de renovação de um pensamento que a cada ano se revela mais falido: a falsa superioridade do homem sobre a natureza.

Tudo isso com um diferencial da literatura dita “para crianças”: a fábula, a brincadeira e o jogo poético com as palavras estimulam o pensamento crítico a partir da imaginação de cada um, e não do didatismo e ou da imposição de verdades absolutas.

Como sugere o livro “A Árvore”, do autor Roberto Carvalho Magalhães, um dos livros indicados nessa lista, por que o progresso humano deve estar em contradição com a natureza?

Confira 19 livros para estimular o interesse pela preservação ambiental

*As sinopses dos livros são de autoria das respectivas editoras.

1. “Um dia, um rio” – Leo Cunha e André Neves (Pulo do Gato)O livro “Um dia, um rio” é um lamento, um grito de socorro tardio de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas e as vidas que abriga. O livro traz a fala doce e amargurada de um rio que perdeu sua vocação e sua voz e por isso lamenta sua sina como se cantasse uma triste modinha de viola, recordando o tempo em que alimentava de vida seu leito, suas margens e as regiões por onde passava. Com lirismo e contundência, dialoga sobre o desastre ambiental que abalou a Bacia do Rio Doce, em 2015. O mesmo trágico destino que segue destruindo a vida de muitos rios brasileiros.

2. “O menino da Terra” – Ziraldo (Melhoramentos)Qual será o futuro do nosso planeta se as pessoas não respeitarem o mundo em que vivem? Precisaremos buscar outro mundo para viver? Essas são questões com as quais crianças e adultos se deparam todos os dias. “O menino da Terra” é um livro que fala de um possível recomeço para a humanidade; com criatividade e sensibilidade, reconta uma bela história que pode vir a acontecer se o meio ambiente for respeitado e tratado com carinho.

3. “Entre rios” – Domingos Pellegrino, Índigo , Marcelino Freire, Márcio Souza, Maria Valéria Rezende, Moacyr Scliar e Roger Mello (FTD)Uma mulher decidida viaja pelo rio Paraná com o irmão e o filho, em busca do marido; o enterro de um rio; um casal, em vias de se separar ou iniciar uma vida em comum, em outro lugar; uma carta sobre acontecimentos inusitados em um rio do Centro-Oeste; o despertar do amor e da consciência política, às vésperas da inauguração de uma hidrelétrica; filho e pai que se redescobrem por causa de um falso tesouro de piratas enterrado às margens de um falso rio – esses são os temas dos sete contos deste livro. Saiba mais sobre “Entre rios“.

4. “Menino do rio doce”, Ziraldo (texto), Ângela Dumont (ilustração), Antônia Diniz Dumont (ilustração), Marilu Dumont (ilustração), Martha Dumont (ilustração), Sávia Dumont e Demóstenes (ilustração) – Companhia das LetrinhasNuma linguagem que é poesia e prosa ao mesmo tempo, Ziraldo conta a vida de dois personagens – um menino e um rio: “O menino tinha certeza de que havia nascido no dia em que viu o rio. Na sua memória, não havia nada antes daquele dia. O menino amou o rio pois acreditou que o rio também havia nascido no dia em que ele o viu”. Saiba mais sobre o livro “Menino do rio doce“, que foi publicado pela Companhia das Letras em 1996.

5. “Os figos são para quem passa” – João Gomes Abreu e Bernardo P. Carvalho (Edições Chão da Feira)O urso olha os galhos. Todavia, entre a folhagem, encontra apenas um figo ainda verde: “Quanto tempo levará este figo a ficar doce? Talvez um dia?” E, muito confiante, senta-se para esperar. Mas, junto da figueira, muitas peripécias o aguardam. Porque… para quem serão os figos afinal? Para quem passa? Para quem os guarda? Para os mais fortes? Para os mais rápidos? Ou para quem tem mais fome? “Os figos são para quem passa” foi recém-lançado pela independente Edições Chão da Feira, e é uma pedida para leitores de todas as idades, com sensibilidade para apreender metáforas sobre o tempo da natureza e das pessoas.

6. “O garimpeiro do rio das Garças” – Monteiro Lobato e Guazzelli (Globo Livros)Com linguagem coloquial e elegante, em tom de fábula recheada de humor, a trama de “O garimpeiro do rio das Garças” acompanha o matuto João Nariz, que vende tudo o que possui e parte para o Mato Grosso disposto a fazer fortuna. A seu favor, apenas um olfato poderoso, que João treina para farejar diamantes, além da companhia do fiel cãozinho Joli. Na luta para mudar seu destino, o garimpeiro precisa enfrentar uma série de desafios – entre os quais, o embate com dois cangaceiros que sonham em se tornar condes.

7. “Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa” – Ruth Rocha e Otavio Roth (Moderna)Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa“, é um livro que fala da importância do cuidado com a casa de todos nós: o planeta Terra. O que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas? Como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo?

8. “A árvore” – Roberto Carvalho de Magalhães (Sesi-SP)A árvore” não é um catálogo botânico. Também não é a história de uma única planta. A árvore é um livro de perguntas – por quê? desde quando ela estava ali? Quem é o sr. Angorb? Qual sua profissão? Por que foi embora? E, apesar de dar algumas respostas, levanta uma grande questão: por que o progresso humano deve estar em contradição com a natureza? E o livro também responde a perguntas que sequer foram feitas: quais são nossos sonhos? o que é realmente importante no lugar onde vivemos? qual a consequência das escolhas que fazemos? A árvore nos coloca diante da exuberância da natureza e, com humor, sensibilidade e afeto, nos induz a refletir sobre a relação do homem com ela.

9. “O rio dos jacarés” – Gustavo Roldán (Boitatá)O rio dos jacarés é, sem nenhuma dúvida, o melhor lugar para um jacaré. Mas nem todo o mundo concorda com isso: hoje mesmo, de manhã, o senhor do terno laranja comprou o rio, e agora os jacarés terão de ir embora. Mas será que o dinheiro é mesmo capaz de comprar qualquer coisa? Indicado para crianças a partir dos 6 anos, o livro instiga o pensamento sobre temas como questões ambientais, direitos dos animais e até mesmo desigualdade social. Ao final, o livro traz ainda questões para refletir sobre a leitura e debater. Saiba mais sobre o livro “O rio dos jacarés“, publicado pela Boitatá, selo infantil da editora Boitempo.

10. “Nas águas do rio Negro” – Drauzio Varella e Odilon Moraes (Companhia das Letrinhas)Os segredos e encantos da Amazônia. O rio Negro é um grande espelho. Suas águas refletem as árvores das margens e as nuvens do céu. Muito largo, ele contém os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo, e, também comprido, nasce na Venezuela, entra no Brasil e corta a Floresta Amazônica por mais de mil quilômetros. Drauzio Varella já viajou por esse importante rio brasileiro inúmeras vezes, no barco Escola da natureza, colhendo plantas da região que pudessem ser transformadas em medicamentos. Em “Nas águas do rio Negro“, o autor mergulha no terreno da fantasia e do folclore e relata o que aconteceu certo dia em que, em uma de suas viagens, adormeceu sozinho numa rede do convés do barco, entretido com as estrelas e a lua cheia.

11. “A história da Terra 100 palavras” – Gilles Eduar e Maria Guimarães (Companhia das Letrinhas)A história da Terra começou há muito, muito tempo. Foram sucessivos acontecimentos que deram origem aos seres fantásticos que a habitam. Além de explicar a formação do nosso planeta desde os primórdios, este livro traz cem criaturas que deixaram a sua marca na história. Cada um dos períodos da evolução — primórdios, ediacarano, cambriano, devoniano-carbonífero, jurássico-triássico, cretáceo, eoceno, pleistoceno — é trabalhado a partir de três linguagens diferentes: imagens, palavras-chave e verbetes. “A história da Terra 100 palavras” ainda traz uma linha do tempo e um glossário.

12. “Leocádio, o leão que mandava bala” – Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas)Leocádio era um leão que vivia sossegado na floresta com seu bando. Mas quando seres que andavam apenas com as patas de trás, usavam grandes chapéus vermelhos e carregavam coisas que cuspiam fogo apareciam por lá, só cabia aos leões fugir. Os tais seres eram caçadores, e um dia deixaram Leocádio tão curioso que ele resolveu inverter os papéis na floresta: engoliu o caçador, aprendeu a atirar, se tornou o melhor leão atirador de todos os tempos e resolveu mudar para a cidade. Nesta fábula moderna e sagaz de Shel Silverstein, leitores de todas as idades são convidados a repensar seus valores sociais, seus hábitos de consumo e suas prioridades. “Leocádio, o leão que mandava bala” é do mesmo autor dos clássicos infantis “A parte que falta” e “A árvore generosa”.

13. “Poeminhas da terra” – Márcia Leite e Tatiana Móes (Pulo do Gato)Hora de comer, hora de brincar, hora de colher, hora de pescar, hora de festejar, hora de contemplar, hora de compartilhar são alguns dos temas explorados nestes singelos poemas sobre o cotidiano da vida na aldeia daqueles que são os primeiros habitantes do Brasil. Saiba mais sobre o livro “Poeminhas da terra“.

14. “Se eu fosse uma árvore” – Talita Nozomi (Gaivota)E se eu fosse… um pássaro, uma flor, um riacho? Com muita delicadeza, “Se eu fosse uma árvore” transforma o leitor em uma árvore. Uma árvore maluca, é verdade, mas também muito bonita e acolhedora. Vale a pena deixar de ser gente um pouquinho, para atrair passarinhos e ter sementes que voam até alto-mar. Afinal, mesmo tendo de enfrentar o inverno, uma árvore passa também pela primavera. E é muito gostoso deixar tudo ao nosso redor mais vivaz e alegre.

15. “Nina no Cerrado” – Nina Nazario (Oficina de Textos)O livro “Nina no Cerrado” conta a história desse importante bioma brasileiro, por meio de versos de cordel, belas ilustrações e fotos de animais e paisagens típicas. A linguagem poética torna as características do cerrado atraentes e de fácil assimilação para o público infanto-juvenil. A experiência e a familiaridade da autora com a vida do cerrado conferem ao livro um caráter acolhedor, muito benéfico para o pequeno leitor, que se sente transportado para o ambiente. Bichos típicos, frutos e paisagens aumentam o repertório da criançada e colaboram para entender todo o processo de transformação do cerrado – do surgimento da vegetação, passando pelas épocas de chuva, de seca e incêndio, até o reinício do ciclo natural.

16. “Dudu cata tudo” – Sheila Kaplan (Rovelle)Duda é um colecionador de tesouros. Tudo o que encontra pelas calçadas o menino leva pra casa. Lá ele limpa, organiza, recupera objetos usados e, com criatividade, dá novo uso a eles. Preocupado com a quantidade de lixo produzido e descartado de maneira inadequada, e com o perigo que a poluição traz para as pessoas, animais e plantas, Duda decide ir fundo nas pesquisas e envolve a turma da escola numa divertida brincadeira de coleta seletiva e reaproveitamento. E você? O que pode fazer para ajudar a preservar o meio ambiente? Saiba mais sobre “Duda cata tudo”.

17. “Ynari” – Ondjaki (Companhia das Letrinhas)O livro “Ynari” conta a história de uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer as palavras do mundo. Certa manhã, passeando perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino, de uma aldeia distante da sua, onde vivem muitos seres pequenos por fora e grandes por dentro, cada um com um dom mágico. Lá existe o velho muito velho que inventa as palavras e a velha muito velha que destrói as palavras. Nessa sua jornada, Ynari também acaba descobrindo que a guerra faz parte do mundo: cinco aldeias da região estão lutando, cada qual por não ter algo que as outras aldeias possuem.

18. “Tapajós” – Fernando Vilela (Brinque-Book)Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no Estado do Pará. Os irmãos vivem em uma casa simples, de palafitas, com os pais e Titi, o jabuti de estimação da família. Mas o personagem principal do livro é, na verdade, o próprio cenário da pequena vila, que é de encher os olhos. Saiba mais sobre o livro “Tapajós“.

19. “Os rios morrem de sede” – Wander Pirolli e Lelis (Sesi-SP)Para fechar com chave de ouro esta lista, o livro “Os rios morrem de sede“, uma leitura imprescindível, não só para crianças, mas para todos que se preocupam com a degradação dos recursos naturais. Quarenta anos depois, o rio farto em peixes aonde o pai o levava está convertido num curso de água “encardida” em que todo tipo de vida foi sufocado. Já não há o que pescar naquele caldo escuro que a poluição envenenou. Ainda assim, é para lá que o homem segue, certa madrugada, munido de inúteis anzóis, levando Bumba, o filho de sete anos – exatamente como fizera com ele seu próprio pai, quatro décadas antes, quando tinha a exata idade de seu filho agora.

Resumo

A ação irresponsável do homem sobre a natureza tem um custo ambiental e humano imensurável. Como formar novas gerações capazes de reverter essa lógica e o que as histórias infantis têm a ver com isso?
Ir para o início

Print Friendly, PDF & Email