11° Festival Lixo e Cidadania

22/10/2012

Com abertura hoje (22), às 19 h 30 min, a 11ª edição do Festival Lixo e Cidadania (FLIC) reúne associações de catadores de materiais recicláveis, organizações não governamentais (ONGs), governos, empresas de responsabilidade socioambiental. O Festival recebe representantes da Europeia, América Latina e da região da Catalunha, na Espanha. 

O evento – que tem com

o foco central o debate sobre o futuro do Brasil na gestão dos resíduos sólidos urbanos e a inclusão sócio-produtiva dos catadores – acontece no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), à Av. Belém, 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte– MG. As atividades prosseguem até o dia 26 de outubro. Acesse a programação completa: www.festivallixoecidadania.com.br

EM DEBATE

Legislação, financiamento, tecnologias e desenvolvimento econômico e inclusão social serão debatidos na perspectiva da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos , através de sua efetivação em planos nas esferas municipais, estaduais e nacional. O Festival também apresenta programação simultânea com temáticas transversais que analisam as políticas para a população de rua, a erradição dos lixões e o enfrentamento do trabalho infantil nos lixões.

INSEA PRESENTE
A trajetória do desenvolvimento sustentável com cidadania e inclusão social é marca do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA). A intervenção institucional é contribuição concreta para a valorização dos catadores, através das experiências nacional, estadual e locais nos municípios – promovendo a qualidade ambiental e a cidadania participativa – unindo gestores públicos, empresas com responsabilidades socioambiental, entidades e a população.

A sustentabilidade fundamentada em três pontos que se interconectam; o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e a consciência de justiça social nos lança o desafio de entender que somos responsáveis diretos pela gestão do planeta para as melhores condições de vida para todos. 

Priorizando a presença nos espaços coletivos de construção das políticas públicas e de atuação propositiva nos avanços dos cenários de promoção e inclusão dos catadores e da coleta seletiva solidária – a equipe INSEA estará presente no 11º Festival Lixo e Cidadania. Luciano Marcos, Diretor do Insea, representando o Fórum Estadual Lixo e Cidadania (FELC), compõe a mesa de abertura na noite de hoje, às 19 h 30 min.

O 11º Festival é uma realização do Fórum Estadual Lixo e Cidadania (Felc), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto de Referência em Resíduos (IRR), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea).

CONHEÇA NOSSO TRABALHO
Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável -INSEA Rua Minduri, 492 – Bairro Santa Inês Belo Horizonte – MG CEP.: 31080.770 Site:www.insea.org.br 
E-mail: insea@insea.org.br Telefone/ Fax : (31) 3295.7270
(*) Por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA

 — com Quinho Cartunista,Simone Linhares LageRosemeire Pereira e outras 47 pessoas.

 
 
 
 
Print Friendly, PDF & Email