Urgente! Conflito agrário e ambiental no Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana MG

09/05/2018

Frei Gilvander Moreira

Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2120254374919106&set=pcb.2120253028252574&type=3&theater

Urgente! Conflito Agrário e Ambiental em Nova Serrana, MG, na fazenda Canta Galo, terminará em massacre se o Estado de MG e TJMG não agirem de forma justa. A tensão está grande!

As famílias do Acampamento Nova Jerusalém já foram vítimas de dois ataques de pistoleiros ao redor do acampamento. Tiros e mais tiros foram dados com o objetivo de espalhar o terror e o pânico. Mas as famílias não se intimidam.
O Governo de Minas Gerais errou feio e cometeu uma grande injustiça que foi enviar 300 policiais, dia 26/4/2018, para fazer o despejo de 130 famílias do Acampamento Nova Jerusalém que ocupavam a fazenda Canta Galo há mais de 6 anos. O TJMG errou feio e cometeu grande injustiça ao decidir mandar fazer o despejo de uma fazenda do Governo de MG, sobre a qual o Governo de MG não tinha a posse, fazenda que foi ocupada em 2012 porque estava abandonada. O TJMG pisou na dignidade humana das 130 famílias, primeiro, porque mandou despejar, segundo, porque mandou despejá-las sem alternativa digna prévia. As famílias sofreram 3 despejos em 2 dias, pois, após serem jogadas ao esmo no relento, levantaram acampamento ao lado da fazenda Canta Galo. A PM veio no dia seguinte, dia 27/4/2018, e despejou o povo sem decisão judicial. O povo marchou 2 Kms e acampou na beira da BR entre Nova Serrana e Conceição do Pará. A PM voltou e, pela 2ª vez, sem ordem judicial, despejou o povo, que agora segue acampado na beira do rio Pará, rio que está sendo defendido pelas famílias Sem Terra. A truculência e a injustiça chegaram ao ponto de despejar as famílias e, sob os olhares dos policiais, o que se diz responsável pela fazenda passou correntes na porteira e bradou: “Eu não disse que Sem Terra tinha que sair e só os bois podem ficar”. As fotos aqui mostram bois sendo engordados na fazenda há vários anos. É justo algumas pessoas estarem acumulando dinheiro usando e abusando de uma fazenda que é do Governo de MG? As famílias Sem Terra do Acampamento Nova Jerusalém exigem o direito de retornar para a Fazenda Canta Galo e não vão tolerar a reprodução dessa injustiça que clama aos céus. A dignidade dos bois está acima da dignidade das pessoas? Há informações atestando a existência de jagunços na fazenda Canta Galo e na redondeza espalhando terror. O povo do Acampamento Nova Jerusalém, sob a coordenação da FNL (Frente Nacional de Luta) e com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), seguirá denunciando essas injustiças e cobrando das autoridades justiça agrária e ambiental, o que passa pelo retorno das famílias à Fazenda Canta Galo e a não destinação da fazenda para se fazer Aterro Sanitário, pois a área está ao lado do Rio Pará, é área ambiental que não pode ser devastada pela implementação de aterro sanitário. Que se reduza o consumo e arrume outro terreno para a construção do aterro Sanitário.

Assinam essa Nota:
Coordenação do Acampamento Nova Jerusalém
Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)
Frente Nacional de Luta (FNL)

Nova Serrana, MG, 09/5/2018.

A imagem pode conter: céu, montanha, casa, atividades ao ar livre e natureza

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, atividades ao ar livre e natureza

 

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, criança, cão, atividades ao ar livre e natureza

 

A imagem pode conter: árvore, céu e atividades ao ar livre

 

A imagem pode conter: casa, ponte, árvore e atividades ao ar livre

 

 

Print Friendly, PDF & Email