';

Quem somos

O CEDEFES é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, de caráter científico, cultural e comunitário, de âmbito estadual, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil. Seu objetivo é promover a informação e formação cultural e pedagógica, documentar, arquivar, pesquisar e publicar temas do interesse do povo e dos movimentos sociais.

O nome escolhido para o Centro, fundado em 1985, é uma homenagem a Eloy Ferreira da Silva, trabalhador rural e sindicalista, assassinado em 16 de dezembro de 1984, no Vale do São Francisco, Minas Gerais.

Nossa documentação é construída com um sentido básico de educação e formação social e política dos trabalhadores rurais, povos indígenas, grupos e organizações populares e sujeitos escolares como alunos e professores das escolas de ensino básico sobretudo da região de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité e Betim.

Ao longo dos anos, o CEDEFES veio priorizando dois temas centrais: a questão da terra e a questão indígena sobretudo em Minas Gerais. A questão agrária vem se agravando no Brasil a cada ano, e hoje, certamente, os movimentos sociais do campo são um dos mais importantes focos de resistência à avalanche neo-liberal e à apatia política que caracterizam a conjuntura nacional e global. A questão indígena foi se constituindo aos poucos na entidade, que hoje tem já uma tradição de trabalho nesta área, sendo o único Centro de Documentação voltado para o resgate, registro e preservação da história dos povos indígenas, no estado de Minas.

Recentemente, o CEDEFES começou a desenvolver atividades mais específicas na área da educação, entendida como atividades de formação, discussão e conscientização das pessoas do povo, crianças, jovens e adultos, em experiências que facilitem o aprendizado de um modo de convivência mais democrático e justo, onde as pessoas sejam mais atentas e respeitosas consigo e com os outros. Também faz parte de uma história mais recente do centro uma aproximação maior a temas relativos aos afrobrasileiros.

A gestão da entidade é de responsabilidade política e estatutária da Diretoria e do Conselho Fiscal, escolhidos em Assembléia, dentre os sócios. O CEDEFES conta com um quadro de associados com experiência junto aos movimentos populares e/ou especialistas nos eixos temáticos priorizados, o que possibilita não apenas uma gestão democrática como, também, uma troca de experiências e aprofundamento das discussões.

Uma equipe executiva se encarrega da implementação do Plano de Ação do CEDEFES, apoiada pela Diretoria e Assembléia dos Sócios.

SEDE:

A sede atual do Cedefes é cedida pelas Irmãs Sacramentinas em forma de comodato. No ano de 2017, o Cedefes reorganizou o layout do seu espaço, no sentido de garantir a preservação do seu acervo e maior conforto para a equipe de trabalho e para os eventos marcados. O espaço do Cedefes é multitarefas.

Clique aqui e acesse a planta baixa da sede Cedefes – tamanho A3.

 

Ainda em 2017, vários mutirões foram marcados para pintura, mudança de móveis e outras melhorias em geral, de modo que o resultado é o que se segue abaixo: uma instituição linda!

 

Foto: Entrada – Memorial Cedefes

 

Entrada – Memorial Cedefes

 

Salão Principal

 

Salão Principal

 

Salão Principal

 

Acervo

 

Foto: Fachada Cedefes

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email