Curso de Segurança alimentar realizado no Cedefes

05/08/2011

Durante dois finais de semana vários participantes do projeto e técnicos do Cedefes se dedicaram a compartilhar conhecimentos referentes ao tema Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Esse encontro resultou na realização de um Sábado Cultural, onde diversas tradições indígenas foram experimentadas pelas pessoas presentes, assim como pratos típicos, pinturas corporais utilizando tinta a base de Jenipapo, danças como o Toré, entre outras.

 Houve grande envolvimento dos participantes nas atividades propostas, incluindo as crianças, durante as pinturas corporais a base de Jenipapo e danças.Relatos posteriores ao Sábado Cultural revelaram o orgulho dessas crianças ao mostrar as pinturas em seu corpo (que permaneceram aproximadamente uma semana) aos colegas de escola. Notou-se uma valorização da cultura e do orgulho de se auto-afirmar Índio.

  Toda a alimentação das oficinas foi feita no próprio Cedefes, procurando valorizar receitas típicas das etnias envolvidas, além do consumo de sucos naturais. Os conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais também veio à tona e enriqueceu as discussões.

Print Friendly, PDF & Email