Bairro Palmeiras

17/11/2009

 

BAIRRO PALMEIRAS
 
A comunidade negra do Bairro Palmeiras ocupa hoje uma rua inteira (rua Júlio Costa) do bairro (Palmeiras) que se localiza na periferia de Teófilo Otoni. A maioria de seus habitantes são ex-funcionários e parentes dos trabalhadores da antiga ferrovia Bahia-Minas. A comunidade também é conhecida como “Comunidade Margem da Linha”, pois cresceu no entorno da linha ferroviária. Hoje existem mais ou menos seiscentas moradias e aproximadamente dois mil e quatrocentos moradores. A terra onde está localizada a comunidade pertencia à União (margeava a ferrovia Bahia-Minas), mas foi cedida ao município. Seus moradores não possuem o título legal da terra.
Existe no local, água tratada, energia elétrica, esgoto e telefone público. Mas próximo ao local existem outros serviços e instituições, como uma igreja evangélica, o centro comunitário e a sede da associação.
A comunidade realiza os festejos da Folia de Reis e participa da associação de moradores e da associação cultural ferroviários da Bahia-Minas.
 
Fonte: Benedita Lopes de Souza
Print Friendly, PDF & Email