Olhar: um ato de resistência

04/09/2015

Filmes de Quintal está organizando uma Mostra de filmes e um Encontro de realizador@s e coletivos indígenas de título “Olhar: um ato de resistência”. O evento irá integrar o festival forumdoc.bh deste ano, a ser realizado entre 19 e 29 de novembro de 2015, em Belo Horizonte-MG.

Está aberta uma CONVOCATÓRIA para envio de trabalhos de realizador@s e coletivos de realização indígenas para compor a mostra. Mais informações abaixo.

A mostra convidará realizador@s indígenas de vários países do continente americano. A intenção é possibilitar o debate e a troca de experiências e conhecimentos que possibilitem uma reflexão a partir da visão conjunta do potencial e das perspectivas futuras do audiovisual indígena.

Respondem pela curadoria representantes da associação, do Vídeo nas Aldeias, dos Depts. de Antropologia e Comunicação da UFMG e o realizador Andrea Tonacci em colaboração com Ailton Krenak.

A mostra é dividida em três eixos temporais:
1) filmes históricos; 2) filmes de realizador@s indígenas em processo de formação, ou resultados destes; 3) e filmes de realizador@s indígenas independentes, desvinculados de processos formativos. Nesse último caso, buscamos não somente trabalhos finalizados, mas, também, registros não concluídos que tenham significado como resistência cultural cotidiana, ritual e mítica dos seus realizadores.

Aquel@s interessad@s podem enviar materiais audiovisuais (filmes finalizados ou em processo, assim como materiais não editados) até 30 de SETEMBRO de 2015:
* por mensagem no Facebook
* para o e-mail: mostraolhar@filmesdequintal.org.br
* e para o endereço:
“Olhar: um ato de resistência”
Av. Brasil, 75, sala 06
Belo Horizonte – MG
CEP: 30140-000

Print Friendly, PDF & Email