O Encontro Mineiro de Cultura Popular

16/09/2015

As culturas populares são as formas pelas quais as comunidades se relacionam com o mundo, com seu ambiente, e suas expressões se dão por meio de inúmeras manifestações, como a música, o artesanato, a religiosidade, a cultura alimentar e a forma como se vestem, seus sotaques e casos. As culturas populares são como as comunidades espontaneamente digerem a realidade, criando sua própria visão de mundo.

Entretanto, essas culturas ainda são quase invisíveis, seja pela ausência de políticas públicas que dêem conta de suas identidades e complexidades , seja pelo desprezo dos grandes meios de comunicação. Mesmo assim, são as culturas populares que inundam o mundo com seus repertórios, cores e sabores.

O Encontro Mineiro de Cultura Popular, cumprindo os objetivos do Plano Setorial das Cultura Populares, pretende debater e celebrar a diversidade cultural de que é composto o Vale do Mucuri.

O Encontro acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015 e terá na programação debates, cortejo de grupos da Cultura Popular (guardas de congado, folias, etc.), apresentações de grupos culturais e shows musicais. Toda a programação será gratuita.

Vivemos um ambiente bastante propício para o debate sobre as identidades que formam o Mucuri, a contribuição da diversidade das comunidades e povos que constroem essa região. A participação das comunidades tradicionais, principalmente as quilombolas e indígenas são fundamentais para o sucesso deste encontro e dos seus desdobramentos, maior intercâmbio entre as comunidades, maior visibilidade e a inclusão da pauta das culturas populares na agenda política local e regional, fundamentais para o reconhecimento, fortalecimento e promoção das identidades.

O Encontro foi viablizado por meio de projeto aprovado no edital 2013 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, será realizado pela Associação Mucury Cultural, Lapa Ação Cultural, Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Cultura, tendo sido patrocinado pela Petrobras/Governo Federal, apoiado pelo IDENE, Cimos-Mucuri/MPMG e UFVJM.

Convidamos à população em geral para participar da programação de debates, shows e cortejo de grupos de cultura popular do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha.

Print Friendly, PDF & Email