Na madrugada de hoje, 09/11, 150 famílias ocupam mais um latifúndio no leste de Minas Gerais, Fazenda Eldorado II no município de Frei Inocêncio. Ela faz parte da Fazenda Eldorado onde já se tem o acampamento Padre Gino com 80 famílias acampadas há mais de 15 anos. Essas famílias já sofreram 13 despejos e seguem resistindo pois não tem para onde ir.

A região é conhecida por conflitos e os trabalhadores rurais vem sofrendo ataques e ameaças.

Recentemente um dos acampamentos sofreu um ataque onde dois aviões jogavam bombas e atirava com foguetes em direção as pessoas.

No mês abril, no contexto da jornada de lutas do MST, o governo de Minas Gerais fez a promessa que faria o decreto da Fazenda Eldorado e não cumpriu. Dois dias depois, Silvino Gouvêa foi assassinado em um assentamento.

As famílias continuavam as margens das BRs e em lotes de assentamentos sedidos provisoriamente. “Não nos restou alternativa. Eldorado II foi ocupada para cobrar a desapropriação imediata desse grande latifúndio, que não cumpre com a função social da terra”, afirmou a Dirigente Estadual, Edilene Cenourinha.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, grama, planta, criança, céu, atividades ao ar livre e natureza

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, árvore, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

 

 

Print Friendly, PDF & Email