Em BH, atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco protestam em frente à Justiça Federal

14/08/2017

Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

Fonte:http://mabnacional.org.br/noticia/em-bh-atingidos-pelo-rompimento-da-barragem-da-samarco-protestam-em-frente-justi-federal-0

Atingidos de Minas Gerais e do Espírito Santo questionam a (in) Justiça que atua a favor da Samarco, Vale e BHP Billiton

 

Nesta segunda-feira (14), cerca de 500 atingidos organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protestam em frente à 12ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte (MG).

Os atingidos denunciam a forma com que a Justiça Federal vem tratando os atingidos do maior crime socioambiental do Brasil com total descaso e vergonhosamente vem beneficiando as mineradoras criminosas Samarco, Vale e BHP Billiton.

Mais de um milhão de atingidos estão desde o dia 5 de novembro de 2015 na incerteza do futuro. Em Mariana, moradores de Bento Rodrigues, Paracatu, Ponte do Gama, Pedras e Gesteira, o último na cidade de Barra Longa, não possuem nem o projeto de reassentamento das futuras casas.

“O sentimento que temos é de que estarmos sendo enrolados pelas mineradoras. Nossas esperanças e sonhos estão paralisados. Vivemos nesta angústia sem saber que dia voltaremos para nossas casas”, diz emocionada, Luzia Queiróz, atingida em Paracatu de Baixo.

A avalanche de rejeitos de minério que desceu para Bacia do Rio Doce deixou cidades com abastecimento interrompido, centenas de trabalhadores sem emprego, provocou o surgimento de doenças provindas do consumo da água contaminada e matou diversas espécies de peixes.

Na Foz do rio Doce, litoral do Espírito Santo, comunidades inteiras ainda não foram reconhecidas como atingidas e milhares de pescadores estão sem emprego e sem o que comer.

“Hoje os atingidos organizados vieram pra questionar e cobrar a Justiça brasileira, para que faça realmente a justiça. Estamos há 21 meses do crime e a resposta é uma sucessão de benefícios e privilégios que a Justiça Federal concede a Samarco, Vale e BHP. Está claro para sociedade que o poder judiciário do Brasil salva aqueles que detêm o poder econômico”, afirma liderança do MAB.

Print Friendly, PDF & Email