';

Biblioteca

Tesauro

Guia do usuário

Política de Desenvolvimento

Processamento Técnico

Estágio em biblioteconomia

ACERVO

O acervo do Cedefes é resultado das nossas ações de registro, pesquisa, coleta e arquivamento da luta por direitos dos povos indígenas, quilombolas e camponeses do Estado de Minas Gerais, desde 1985. Atualmente, apenas os livros, VHS e uma parte dos periódicos estão organizados, cuja referência pode ser pesquisada no Catálogo Online. As fotografias em papel também foram digitalizadas e estão disponíveis para visualização no banco de fotografias do nosso site.
A organização parcial do acervo só foi possível devido o apoio da MZF e Fundo Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais no setor de documentação do CEDEFES, a quem temos profunda gratidão.

Porém, o resto do acervo permanece sem intervenção adequada. Assim, temos buscado apoio de mais entidades parceiras e financiadores para dar continuidade ao processo de organização. Esta não é uma tarefa fácil. Há poucas linhas de financiamento (sobretudo do governo) voltados para a documentação, guarda, conservação e organização de acervo. Essa é mais uma estratégia política da classe dominante, já que a informação é a principal ferramenta de luta dos movimentos sociais para a busca e efetivação dos seus direitos. Os desafios são enormes, mas a nossa vontade de igualdade e justiça é maior. Por isso, continuamos firmes e determinados a organizar todo o acervo do Cedefes num futuro próximo.
Nessa tarefa, a ajuda de todos é fundamental. Entre em contato conosco e veja como você pode ajudar. Faça nos uma visita!

Veja abaixo os ítens que compõem o nosso acervo. O empréstimo domiciliar está suspenso, no entanto, todo o acervo está disponível para consulta em nossa sede.